Informativo

ENCERRADA A “I SEMANA DA CELULOSE DO LCP/UFV”

Terminou ontem, dia 13 de agosto, a primeira edição da Semana da Celulose do Laboratório de Celulose e Papel da Universidade Federal de Viçosa. Com um total de 10 palestras e mais de 250 espectadores por palestra, o evento foi um sucesso, entregando aos estudantes, pesquisadores e profissionais do setor mais de 15 horas de palestras, envolvendo os temas Química da Madeira, Linha de Fibras, Tecnologia de Branqueamento de Polpa Celulósica, Efluentes, Ciclo de Recuperação Química e Melhoramento Genético.

A Semana da Celulose foi organizada pelos professores Iara Demuner, Ana Márcia Ladeira e Claudio Mudadu e pelos pesquisadores Felipe Pedersoli, Caio Eleto e Thales Martins, contando ainda com a colaboração do professor Vinicius de Castro, todos do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa.

Com abrangência nacional, o evento recebeu inscrições de todas as regiões do país, destacando-se as instituições de ensino UFV, UFMG, UFRA, UFSM, UFVJM, UFES, UFG, UFRB e UFMG, e as empresas Bracell, International Paper, Klabin, Suzano, CENIBRA, Andritz, Veracel e Pöyry, dentre muitas outras.

O professor da UFPel Gabriel Cardoso, que palestrou sobre a “Relação dos Componentes Químicos da Madeira com aspectos da produção de celulose e Papel”, destaca a importância da troca de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes instituições do país e da busca dos estudantes por atividades extracurriculares nesse período de pandemia. “Para qualquer profissional, estar atualizado em sua área de atuação é um diferencial. A busca pelo conhecimento deve ser constante, desde o início da formação acadêmica, assim como durante toda a carreira. Atualmente existem muitas formas de buscar conhecimentos, e saber encontrar, compreender e compartilhar diferentes pontos de vista e abordagens sobre um mesmo tema faz parte do processo de aprendizagem, proporcionando crescimento profissional. Portanto, participar de atividades extracurriculares oferecidas por diferentes instituições são uma forma de ampliar as experiências fora do ambiente de ensino acadêmico.” A Semana da Celulose, de fato, teve grande adesão entre estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Química e Engenharia Industrial Madeireira e Agronomia, com inscritos de mais de 30 instituições de ensino diferentes.   

A pesquisadora do SENAI CETIQT, Adriana Ribeiro, que obteve seus títulos de bacharel, mestre e doutora na UFV e trabalhou no LCP, agradeceu a oportunidade em participar e enfatizou sobre a grandeza do evento. “Fico muito grata pelo convite e pela oportunidade em participar de um evento dessa magnitude. Senti uma mistura de empolgação e muita responsabilidade em transmitir conhecimento. O evento conta com profissionais muito bem preparados da área e isso, por si só, já faz da Semana da Celulose um grande acontecimento para o setor”.

Engenheira Química e desde 1999 na Andritz Inc, Titina Aguiar, que palestrou sobre o tema “Equipamentos para Linha de Fibras em uma Fábrica de Celulose”, agradeceu o convite e enalteceu a importância de se aplicar os conceitos aprendidos no meio acadêmico, sendo a Semana da Celulose uma grande oportunidade de fazê-lo. “Desde que comecei a trabalhar na Andritz, visualizo os conteúdos acadêmicos nas minhas atividades na empresa.  A universidade investe muito nos cálculos.  Sempre desejei fazer uma ponte entre os conteúdos acadêmicos e a aplicação prática dos conceitos.  Julgo que na época de estudante teria aproveitado muito mais os conteúdos transmitidos se eu tivesse essa visão.  Esta palestra, sem dúvida, me permitiu esta chance!”, afirma Titina. A profissional lembra ainda que muito do que se desenvolve nas indústrias é fruto do conhecimento advindo das Universidades. “Além do mais, é interessante poder introduzir conceitos no universo dos equipamentos da linha de fibras.  Eles são resultantes de uma evolução, de inspiração, de pesquisa, da realização de muitos cálculos, de conhecimento teórico e empírico, por vezes em conjunto com o meio acadêmico, analisando erros e buscando acertos.” O setor de celulose tem grande importância no PIB do Brasil, sendo uma das principais indústrias em valor econômico, geração de empregos e desenvolvimento de tecnologia do país, e sua importância é citada com entusiasmo por Titina. “A indústria da celulose no Brasil é prova viva de que com investimento em pesquisa, excelência em gestão e criatividade podemos transformar esse país.”

Membros da equipe organizadora do evento, Iara Demuner e Felipe Pedersoli apontam que os objetivos foram alcançados. “O evento surgiu para ter um máximo de 250 espectadores por palestra e terminou com mais que o dobro de inscritos em várias e picos de mais de 320 espectadores simultâneos. Os números não mentem, foi um sucesso! Em meio a tantos eventos online que temos durante esse período de quarentena causada pela pandemia do COVID-19, o que pode causar até uma saturação do público, o saldo da Semana da Celulose vem mais uma vez comprovar a força do nosso setor da celulose em nosso país”, diz Felipe. A professora Iara destacou a pluralidade de público que o evento atingiu. “O evento extrapolou todas as expectativas. Tivemos um público extremamente diverso, contando com mais de 30 universidades brasileiras e 15 empresas do Setor de Celulose e Papel. Obrigada aos palestrantes pela dedicação e aos inscritos pela integração. Esse resultado positivo nos motiva a realizar mais eventos para ampliação dos conhecimentos”.

A professora Ana Márcia Ladeira reforça que o evento não seria possível sem o engajamento das instituições e empresas que cederam profissionais para palestrar. “Agradeço, em nome de toda a equipe organizadora da Semana da Celulose e em nome do Departamento em Engenharia Florestal da UFV, às instituições UFRRJ, UFPel, UFV e SENAI CETIQT, e às empresas Suzano, Klabin, Andritz e Cenibra, por permitirem a enriquecedora participação de seus profissionais nessa grande troca de conhecimentos”.

Palestraram no evento os profissionais Fernando Gomes (UFRRJ), Gabriel Cardoso (UFPel), Aurélio Aguiar e Aguinaldo Souza (Suzano), Flaviana Milagres, Renato Damásio e Marcelo Muguet (Klabin), Titina Aguiar (Andritz), Adriana Ribeiro (SENAI CETIQT), Marcelo Cardoso (UFMG) e Leandro Dalvi (Cenibra).

A Semana da Celulose do LCP/UFV marcou a entrada do Laboratório de Celulose e Papel na organização de eventos online. Em breve, mais novidades serão anunciadas para a comunidade acadêmica, com as confirmações dos eventos International Virtual Seminar on Wood, Pulp and Biorefinery of the University of Viçosa – IVSWPB 2020, que será totalmente ministrado em inglês, e do II Curso de Capacitação em Química da Madeira do LCP/UFV, além do Empreeng UFV, evento sobre empreendedorismo nas engenharias que conta com a coordenação geral de membros do LCP e coorganização da Sociedade de Investigações Florestais – SiF. Todos esses eventos estão previstos para ocorrer no segundo semestre de 2020.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados