CURSOS

PÓS-GRADUAÇÃO:

O LCP se caracteriza como órgão de ensino na formação de técnicos com especialização em tecnologia de celulose e papel de pós-gradução “lato-sensu”, mestrado e doutorado. Essa é uma opção do Curso de Pós-Graduação em Ciência Florestal que é reconhecido como curso de excelência pela CAPES, do Ministério da Educação e do Desporto.

A duração do curso é de, aproximadamente, 12, 24 e 36 meses para os níveis de pós-graduação “lato-sensu”, mestrado e doutorado, respectivamente.

  • A pós-graduação “lato-sensu”, confere o grau de especialista em tecnologia de celulose e papel, e é conferido ao estudante que houver satisfeito as seguintes exigências:
    • Completar, no mínimo, 360 horas-aula, obtiver média global igual ou superior a 75%, frequência mínima de 75% da carga horária prevista.
    • Apresentar seminário e monografia no final do curso.
  • O grau de “Magister Scientae” (MS) em Ciência Florestal com seu programa de estudo concentrado na área de celulose e papel, será conferido ao estudante que houver satisfeito as seguintes exigências:
    • Completar, no mínimo, 24 créditos em disciplinas de Pós- Graduação, com média ponderada igual ou superior a 2,0 (dois). Pelo menos 12 (doze) créditos deverão ser, obrigatoriamente, obtidos na área de concentração.
    • É facultativo a obtenção de até 6 (seis) créditos, em disciplinas que não constem na relação das disciplinas da área de concentração ou de domínio conexo, porém, sejam consideradas importantes ao plano de estudo de um determinado estudante, desde que aprovados pelo Conselho de Pós-Graduação.
    • Atender as exigências de língua estrangeira.
    • Atender às exigências de Seminários.
  • Preparar e defender uma tese e nela ser aprovado.
  • O grau de “Doctor Scientae” (DS) em Ciência Florestal, com concentração na área de celulose e papel, será conferido ao candidato que satisfizer as seguintes exigências mínimas:
    • Completar no mínimo 48 (quarenta e oito) créditos em disciplinas de pós-graduação, com média ponderada igual ou superior a 2,0 (dois). Pelo menos 24 (vinte e quatro) créditos deverão ser, obrigatoriamente, obtidos na área de concentração.
    • É facultativo a obtenção de até 12 (doze) créditos, em disciplinas que não constem da relação das disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo, porém, sejam consideradas importantes ao plano de estudo de um determinado estudante, desde que aprovados pelo Conselho de Pós-Graduação.
    • Atender às exigências de língua estrangeira.
    • Preparar e defender uma tese, baseada em estudo de pesquisa original, que represente real contribuição ao conhecimento científico do tema.

LATO SENSU:

Turmas em parceria com as Empresas através de Convênio com a ABTCP (Associação Brasileira de Tecnologia de Celulose e Papel).
Mais informações sobre Turmas, Locais, Horários e Valores, favor entrar em contato com o Secretário (ABTCP): RENATO FREIRE = renato@abtcp.org.br

MESTRADO PROFISSIONAL:

O Laboratório de Celulose e Papel possui a modalidade de Mestrado Profissionalizante em tecnologia de celulose e papel – MP, o qual é um curso Strictu Sensu com aulas presenciais, ou seja, não é um curso a distância.  No entanto, quero esclarecer que este mestrado como o próprio nome diz é mais indicado para as pessoas que trabalham na indústria onde os  gastos com pesquisa, aulas, etc. suficientes para condução do curso são normalmente financiadas pela própria indústria, pois a UFV, os órgãos de financiamento de bolsas e outros relacionados a financiamento de bolsas e de despesas de pesquisa não tem responsabilidade financeira com o curso e isso se torna a característica do curso profissionalizante onde nós procuramos junto as indústrias que possam financiar os estudos de seus técnicos profissionais.

Normalmente a indústria financia os gastos do curso para os alunos, ou os alunos tem sua própria renda para as despesas, tais como bolsa de estudos, pesquisa e desenvolvimento da dissertação, etc, pois o curso tem caráter autossustentável. Portanto, não o encorajo a se inscrever caso não tenha uma fonte de auto financiamento, no entanto você é livre para se inscrever, mas pode não ser selecionado devido à falta de orientador disponível para arcar com as despesas.

No caso de interessados que não tem uma fonte de financiamento do curso, o mesmo deve tentar encontrar um orientador dispostos a financiá-lo. Atualmente, não temos tido orientador disponível para arcar com as despesas de bolsa e de dissertação a alunos para os próximos semestres. Portanto, caso tenha interesse em fazer o Mestrado nesta área de tecnologia de celulose e papel entre com contato com nosso Departamento de Engenharia Florestal (31) 3612-4161 – falar com o Sr. Alexandre, pois temos disponível a Área de Celulose e Papel do curso de Ciência Florestal, com os mesmos professores orientadores e neste curso há possibilidades de bolsas desde que você seja selecionado em avaliações conforme rege a norma de seleção do curso.

Tente acessar a página da UFV (www.poslcp.ufv.br ou www.lcp.ufv.br) referente a essas informações ou ligar para o telefone (31) 3612-4221 e falar com a Prof.ª Ana Márcia Macedo Ladeira Carvalho (Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional) que lhe proverá as informações necessárias ou envie um e-mail a lcp@ufv.br. Atualmente, as inscrições são feitas via página da UFV, tanto para o mestrado acadêmico quanto ao profissionalizante quando aberta as inscrições, ou seja, tanto para o MP quanto para o curso de Ciência Florestal.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados